sexta-feira, 29 de junho de 2018

PINTURAS QUE RESSALTAM AS FORMAS DA NATUREZA


DIÁRIO DA MANHÃ PELOTAS-RS


NOTÍCIAS

ARTES VISUAIS : PINTURAS QUE RESSALTAM AS FORMAS DA NATUREZA

04 abril
08:252018

SEXTA ÀS 18H NO BISTRÔ DA SECULT, EXPOSIÇÃO “A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA E SUAS CRIAÇÕES”, AUTORIA DO SERGIPANO GILDECIO COSTAEIRA

Por Carlos Cogoy
No exterior, sua arte já esteve em Florença e Viena. No Brasil ele já expôs em locais como Aracaju, Salvador, Feira de Santana, Recife, Poços de Caldas, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda faltava chegar ao sul do País. Mas, nesta semana, o artista sergipano Gildécio Costaeira, estará abrindo sua primeira mostra no Estado. E ele escolheu Pelotas. Gildécio explica: “Escolhi a cidade polo cultural. Estou encantado com a cidade, uma das mais belas que conheci. E Pelotas respira cultura”.
Gildécio Costaeira já expôs na Itália e Áustria
Gildécio Costaeira já expôs na Itália e Áustria
BISTRÔ – A ligação com Pelotas começou ano passado. Gildécio esteve na cidade, acompanhando o músico Tacer Berindrums no projeto “Eletricultura”. Ele recorda que houve vivência, como etapa do projeto Procultura Folclore Norte-Sul, em conjunto com o Ponto de Cultura “Outro Sul”. Daí, neste ano, com o apoio do Betinho Mereb (Outro Sul), houve contato com o secretário municipal de Cultura Giorgio Ronna.  “Pedimos ao secretário um espaço para mostrar o trabalho. Então expliquei acerca da temática de minhas obras, e o porquê da escolha da cidade. O senhor Giorgio Ronna nos recebeu com muita atenção, e cedeu o espaço do Bistrô na Secretaria de Cultura”, diz Gildécio.
EXPOSIÇÃO terá abertura sexta às 19h. Serão doze telas com técnica mista. Algumas, conforme o artista, foram criadas em 2017. Outra parte é de diferentes fases. Na abertura, Gildécio explanará sobre suas criações. Além disso, haverá apresentação musical e coquetel. As obras têm dimensões que variam entre 50×50 e 90×90, e poderão ser comercializadas. Durante o período da mostra, que se estenderá até 13 deste mês, o artista estará recepcionando o público das 15h às 17h30min. A visitação poderá ser feita das 12h30min às 18h30min. A Secult está localizada no Casarão 2 à Praça Cel. Pedro Osório.
NATUREZA – No dia 15, Gildécio estará em Montevidéu, onde abrirá mostra no Espacio Cultural El Taller de Guillermo Ceballos. Na temática, a opção recorrente nas criações do artista. Ele exalta a natureza: “Meus mestres são os rios, os peixes, mamíferos, vegetais, aves e répteis. Na verdade, como não tenho a referência dos grandes pintores, minha arte não tem influência alguma de escolas antigas, ou algo parecido com a cultura européia. Nada disso me representa. Meu estilo é próprio, desenvolvido através de estudos sobre a arte nos cinco continentes, principalmente os aspectos primitivos, indígenas e naturais. Nas pinturas, apresento como tema a recriação da natureza e suas mutações”.
Gildecio ARTE 2HISTÓRIA – Gildécio é natural do povoado “Campo do Crioulo” em Lagarto no Sergipe. Aos doze anos, começou a desenhar com lápis de cera. Outra etapa ocorreu em 1991, quando pintou as capas de fitas K7 para a banda “Lacertae”. De acordo com ele, foram mais de mil capas diferentes para a mesma banda. Posteriormente, como autodidata, passou a criar as primeiras telas. Em Pelotas desde o dia 22, Gildécio sábado participou de evento solidário no Diabluras. O artista apresentou tela na programação que arrecadou material para a Escola Municipal Getúlio Vargas. Na internet: costaeira.wordpress.com

Nenhum comentário: