domingo, 16 de novembro de 2008

UNI CAMPESTRE - Florestal 2008 : lançamento na REVISTA MP3 WORLD





Sin Perder La Ternura
*por Leandro Becker


A Uni Campestre (União do Povo do Campo) é um dos grupos formados pela Casa de Cultura Zabumbambus, um projeto idealizado pelo duo de Rock experimental Lacertae, que visa a desenvolver atividades culturais em áreas como música, teatro e artes plásticas, para jovens com idade entre 15 e 20 anos, residentes em um povoado situado a 14 km da cidade de Lagarto (SE), chamado Campo do Crioulo. Esta iniciativa, além de muito bonita, cumpre um papel sócio-cultural de extrema relevância, pois propicia aos jovens uma chance de interagir com o mundo que existe além das fronteiras geográficas e sociais do povoado.


Fruto desta realidade, a Uni Campestre procura misturar ecologia, artes visuais e releituras folclóricas à sua música, com o objetivo de preservar as tradições locais, mas, ao mesmo tempo, promover um intercâmbio com a cultura externa. E é isto que acontece em “Florestal”, seu disco de estréia, que toma o Rock como ponto de partida para introduzir experimentalismos de toda espécie, mesclando cânticos e temas folclóricos, música eletrônica, ritmos nordestinos, ritos religiosos e diversas outras influências.


A música da Uni Campestre é formada por várias e várias camadas sonoras, que utilizam contrapontos vocais, diferentes timbres e temas de guitarra, elementos percussivos e colagens, a fim de produzir climas que, na maioria das vezes, soam soturnos e enfumaçados. Baixo, bateria, zabumba e chocalho se encarregam do trabalho eletro-orgânico, ou seja, de produzir, manualmente, a ambiência eletrônica que dá suporte a todo o resto. Desta forma, “Florestal” destila uma mistura estilística única, forte e original.


Embora o disco não conte com uma gravação condizente com o excelente trabalho que a Uni Campestre realiza, a sua produção não deixa de ser bastante interessante, utilizando samples de cantadores locais, populares recitando versos, sons de pífanos e outras vinhetas, que trazem o ambiente cultural do Campo do Crioulo para dentro da moderna música do grupo, promovendo a união entre o folclore local e a cultura global. É, sem dúvida, um trabalho musical que merece toda a atenção, fruto de um trabalho social digno de todos os aplausos.



Sobre a Banda
Nome: Uni Campestre
Localidade: Lagarto-SE
Gênero: Regional/Jazz/Rock/Experimental/Folclores
Ano de Formação: 2005
Integrantes: Gildecio Costaeira (Vocal/ Baixo); Aldemir Tacer (Vocal/ Guitarra/ Efeitos); Daniel Chitara (Bateria); Danilo Boll (Percussão); Armadilha Abadilha (Ganzá/ Chocalho); Vinicius Rasgamortaia (Zabumba)

Ficha Técnica
Nome do CD: Florestal
Data da Gravação: Entre dezembro de 2006 e maio de 2008
Gravado Por: Aldemir Tacer, Durval S.
, no Estúdio Laranja e Zabumbambus Estúdio (Boquim-SE, Lagarto-SE)
Mixado Por: Aldemir Tacer, Durval S.
, no Estúdio Laranja (Boquim-SE)
Masterizado Por: Aldemir Tacer
Produzido Por: Aldemir Tacer e Uni Campestre

Músicas
01 - Estrela Miudinha
(Uni campestre)
02 – African
(Uni campestre)
03 – Trovoada
(Uni campestre)
04 - Campo Verde
(Uni campestre)
05 – Cercado
(Uni campestre)
06 - Serra Grande
(Uni campestre)
07 - Manga Rosa
(Uni campestre)
08 - O Lagarto
(Uni campestre)
09 - Surf Rural
(Uni campestre)
10 – Florestal
(Uni campestre)

Participações Especiais
Romário C.
: Voz [2,3,7]
Rob C.
: Voz [2,3,7]

Contatos
Tel: (79) 9931-5033 / 9932-0025 / (Tacer / Costa)
E-mail: unicampestre@hotmail.com / costaeira@bol.com.br
Site: www. myspace. com/uni_campestre
http://tramavirtual. uol. com. br/artista. jsp?id=35108


Uni Campestre release date 14 de novembro 2008 nas bancas a Revista MP3 World Brasil

http://www. mp3world. com. br/

Nenhum comentário: