segunda-feira, 13 de abril de 2015

Lacertae reliase 25 anos de Música e Arte


LACERTAE 25 anos
História de música orgânica e singular
O ano de 1990 marcou o nascimento de uma das mais originais expressões musicais do país. Na cidade de Lagarto, Sergipe (a 75 km da capital, Aracaju), e mais de perto ainda no povoado Campo do Crioulo, nasceu o Lacertae.
O nome, que quer dizer Lagarto em latin, numa óbvia homenagem a cidade natal de seus integrantes, Aldemir Tacer (baterista) e Deon Costa (guitarra e vocal), veio ainda numa das primeiras formações da banda, que já chegou a contar com cinco componentes, mas que hoje é composta pelo dois membros originais e iniciais.
Como a imensa maioria das bandas de rock, o Lacertae começou como banda cover. Daí descobriu o som próprio e iniciou uma carreira que é marcada pela independência e pelo experimentalismo, além de ser uma referência entre músicos reconhecidos no cenário brasileiro, a exemplo de Dado Vila Lobos, ex-guitarrista da Legião Urbana, e do pessoal do mangue beat recifense, já que o saudoso Chico Science era, inclusive, fã e incentivador dos caras, com quem conviveu na cena do Recife justamente no início dos anos 1990.
A primeira obra autoral do Lacertae foi o CD Berimbau de Cipó Imbé, lançado em 1999, aonde as influências regionais se materializavam em um mix com o rock e com world music. Depois foi a vez de A Volta que o Mundo Deu (2008), em que a fusão sonora se tornou marca registrada da banda.
Essa distância entre as obras não foi fruto de um distanciamento da música, pois shows sempre aconteceram. Aliás, é ao vivo que o Lacertae faz o que sabe fazer de melhor: um som orgânico e diferenciado.
O baterista Tacer é o único instrumentista que acoplou a sua baqueta um berimbau, criando uma sonoridade diferenciada a partir do conceito de ‘berindrum’ (mistura de berimbau com drum – bateria em inglês). Não a toa que Aldemir participou III Mercado Cultural/Strictly Mundial, em Salvador/BA, em 2001, e foi convidado pelo músico Beijamin Talbikin para uma homenagem feita a ele pela Orquestra Contemporânea de Jazz em São Paulo, no ano de 2002.
Já o guitarrista e vocalista Deon Costa, cuja a inspiração em Jimi Hendrix marcou o seu início de carreira, evoluiu a ponto de já ter feito participações especiais em shows da Nação Zumbi, Arnaldo Antunes, Curumim, dentre outros. Seu som inconfundível se uniu a sua voz na interpretação de letras, compostas por Costa, que possuem forte inspiração na natureza e nas relações humanas.
Neste 2015, o duo Lacertae chega aos 25 anos e lança o DVD Aperipê Session, gravado em dezembro de 2014. Primeiro registro oficial da banda em vídeo, com uma sequencia de oito canções (Ali Babá e os 40 Ladrão, O Núcleo, Viagem no Pensamento, Eu Não Posso Ficar Parado Assim, Mel e a Cabaça, O Brilho, Pra que Pressa e Casulo), em que as duas primeiras canções são inéditas e as demais abarcam o trabalho do Lacertae e os projetos paralelos de Deon (Caneco D’Água) e Tacer (Unicampestre).
Mas melhor do que ler sobre Lacertae é ouvir Lacertae. Ouvir e ver o que dois músicos conseguem, com imaginação e olhos vidrados no futuro, ao unir rock, regionalismo e uma atitude extremamente orgânica no fazer música.

Nenhum comentário: