quinta-feira, 3 de março de 2005

Lacertae lança segundo disco e aposta em muita criatividade
Tamanho da letra
Lacertae lança segundo disco e aposta em muita criatividade
Emsergipe.com
Há 15 anos na estrada, a banda lagartense Lacertae - palavra que significa lagarto em latim - é composta pelos primos Aldemir Tacer e Deon Costa e está lançando seu segundo disco. "A volta que o mundo deu" dá continuidade a uma trajetória cheia de música, garra e talento.

Juntos desde pequenos, os primos foram criados num ambiente musical. “Desde crianças acompanhamos a rica diversidade e encantos presentes no mundo, como a música que nos alimenta. Há quinze anos já fazemos nossas próprias canções”, diz Deon, vocal e guitarrista da banda.



"Lembro bem da nossa infância, participando de encontros de final de semana promovidos pelo meu pai, que reunia músicos veteranos da cidade do Lagarto, uma tremenda de uma banda de instrumentos de sopro e percussão", conta Tacer, vocal e baterista.

Desde o momento em que decidiram fazer música, Aldemir e Deon vêm transformando-a em invenção poética, com o objetivo de expressar idéias ligadas ao universo em geral e procurando adequar as diferentes evoluções musicais ao som forte feito pela Lacertae, mas para divertir o público. O primeiro cd da banda, "Berimbau de cipó de Imbé", só foi lançado em 2002, depois de muito tempo de estrada e ilustrou o ensaio de experiências musicais ocorridas no litoral pernambucano, onde foi gravado.

Nesse novo disco, os "lagartos" apostaram nas invenções ritmadas à base de muita criatividade e vivacidade, introduzindo expressões sonoras e pitadas do gênero eletro-dub-analógico, inspirado pelo Buguinha Bub. Responsável pela mixagem e co-produtor do cd, ele assinou trabalhos com nomes de peso, como Nação Zumbi e Racionais. Além disso, algumas das dez faixas do cd contaram com participações pra lá de especiais. O Lira, vocalista da banda Cordel do Fogo Encantado, foi uma delas. "Quando estávamos mixando o cd em São Paulo, o Lirinha morava próximo ao estúdio e sempre que podia dava uma passada para visitar. Ao saber que a Lacertae estava trabalhando no novo cd, ele manifestou a vontade de gravar com a gente, pois conhecia e admirava nosso som", explicou Tacer. Os músicos gravaram uma canção sobre um conto do escritor lagartense Sílvio Romero, do livro Contos Populares do Brasil, chamado Amiga Folhagem. Com muito experimento - sons feitos com panelas, escorredores de arroz e baldes d'água - a música foi concluída e agradou a todos. A parceria rendeu ótimos frutos e Lirinha já confirmou outra participação, desta vez na composição de uma ou mais canções.

Recentemente, a banda esteve em turnê pelo sudeste, divulgando o novo trabalho e tocou em lugares como Teatro Odisséia (Lapa), onde aconteceu um dos mais expressivos festivais do Rio de Janeiro, o Loud Festival. Bandas internacionais compareceram ao evento e a Lacertae esteve mais do que presente injetando musicalidade no palco e agradando o público, que recepcionou a dupla com muita empolgação ao ouvir a berimbateria jazz rock de Tacer e a guitarra timbrada do Deon. A fusão do rock e de elementos do Nordeste deu mais do que certo.

Em seguida a banda tocou na inauguração de uma espécie de bar 24 horas chamado OTOTOI, em Belo Horizonte. "Foi uma experiência muito legal. A galera do Auto Falante, da TV Cultura (rede Minas), filmou o show e o especial do Lacertae irá ao ar no programa que é exibido aos sábados, antes da meia noite. Quando isso acontecer, iremos divulgar no nosso site, que está sendo atualizado", complementa Tacer.

Na seqüência, os lagartos tocaram em São Paulo, no teatro do Sesc Pompéia, o mais contemporâneo do Brasil. Novamente a TV Cultura estava lá e entrevistou a banda. Também apareceram no Metrópolis (programa da emissora em São Paulo) e agora pretendem repetir o roteiro em 2005, além de gravar na MTV, o Bem Brasil e outros shows no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O novo trabalho da banda, que foi concluído em novembro, é também o resultado da parceria entre a Zabumbambus Cultural – uma ONG criada pelos músicos com o objetivo de beneficiar crianças e adolescentes do povoado Campo do Crioulo, em Lagarto, através da música e arte – e o selo independente Amplitude, de São Paulo.

A dupla está confiante no seu trabalho. “Estamos divulgando nossa experiência musical e esperamos que esse espaço cresça muito mais. Queremos levar nossa poesia às pessoas e fortalecer cada vez mais nossa diversidade, que é tão rica em ritmos”, explica a dupla.

Com uma tiragem inicial de 1.500 cópias, o disco está à venda em Aracaju (na loja Freedom, localizada na rua Santa Luzia) e Lagarto (na praça do forródromo da cidade) ou pelo telefone 9983-5466. Para conferir novidades sobre a banda, basta acessar o site www.lacertae.com.br
Por Karine Barbosa

Música
3/3/2005 09:10:00

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

Lacertae lança "A Volta que o Mundo Deu"

Lacertae lança "A Volta que o Mundo Deu"
Data: 17/02/2005

Além da Lacertae, mais duas bandas animaram o evento, a recém-formada Aneurisma, da cidade de Lagarto e a conterrânea (crioulense) Zanimais, formada há um ano e é uma das crias de Deon e Tacer. Marcelo Zani, guitarrista e vocalista da banda, disse que a emoção de tocar com a Lacertae é muito grande. "Afinal somos influenciados pela Lacertae, somos uma banda de rock que, como eles, também misturamos ritmos", declara. Já o guitarrista da Aneurisma, Junior , não esconde a ansiedade de estar no mesmo palco, abrindo o show de lançamento do CD da Lacertae. "Para mim é uma grande responsabilidade, afinal eles são músicos que já tocaram em várias partes do país e a gente está apenas começando, sem saber quase nada, tentando buscar um lugar ao sol", conclui.

Mais maduros, Deon e Tacer voltam às origens não mais na forma primitiva de lagartos que arrastam as barrigas no chão, onde contemplavam a natureza sobre as rochas do rio Piauí, mas para prestigiarem o povo que nunca os viram tocar. "Apesar dos 15 anos de estrada, dos quais oito como duo, a gente nunca tocou no Crioulo, aqui a gente só ensaiava. O Crioulo's Music foi a oportunidade de mostrar nosso trabalho para eles e uma forma de agradecer, pois foi aqui que começamos nossa história", declara Deon, vocalista e guitarrista.

Para eles, voltar ao Crioulo, é voltar à simplicidade; "Nós somos simples também", revelam, e é nesse clima bucólico, da lua sobre a serra, que os roqueiros buscam inspiração. "O Crioulo é motivo constante de inspiração, é fome, é música, é vida, é tudo pra gente. Lacertae e Crioulo se confundem", concluem. Na verdade, a banda procura muito mais que uma bela paisagem no Campo do Crioulo, eles procuram suas raízes, que influenciam diretamente no seu trabalho, a exemplo da Zabumba, uma tradição nos reisados e festas religiosas de Lagarto, que resgataram no 1º CD.

Em A Volta que o Mundo Deu, a Lacertae mais uma vez bebe da fonte que a terra natal oferece, dessa vez a banda recorreu a Sílvio Romero e gravou, na voz de Lira Paes, o Lirinha do Cordel do Fogo Encantado, a faixa-conto Amiga Folhagem do ilustre lagartense. O encontro entre eles foi bastante inusitado e uma grande coincidência, pois Lirinha estava em São Paulo, perto do estúdio onde o CD da banda foi mixado.

O encontro, segundo Tacer, aconteceu por causa de Guinha, o profissional que mixou o CD e que já trabalhou com a Nação Zumbi. Ele disse a Lira Paes que a Lacertae estava no estúdio. "Ele foi pedir um microfone, algo assim para Lirinha e disse que eu sempre quis conhecê-lo e pra minha surpresa a recíproca foi verdadeira. Nos encontramos e sugeri que ele gravasse a faixa Amiga Folhagem, conto de Sílvio Romero. Ele achou a idéia ousada e ficou muito agitado, aí topou gravar pra gente. Estamos inclusive devendo o CD pra ele", contou Tacer, bateria e berimbau da banda.

"Começar no lugar onde nascemos é sempre uma grande força. Esperamos que o público de Sergipe receba bem o nosso segundo trabalho, como o pessoal do Crioulo e do Sudeste recebeu, pois esperamos sempre positividade e convites para tocar, claro!", brincam.


Confira o jornal
completo nas bancas!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

Lacertae - A volta que o mundo deu




Fugindo do convencional

Por: Jairo de Souza




Lacertae
- A volta que o mundo deu
Vindos da distante cidade de Lagarto, interior de Sergipe, o duo Lacartae faz música regionalista misturada com muito ruído, distorções e poesias. As músicas de "A volta que o mundo deu" monta um retrato sonoro de um Brasil de paisagens rústicas, gente simples e cheias de idéias. As distorções que Aldemir Tacer aplica ao berimbau (marca registrada do grupo) cria o clima realista-fantástico que ronda as músicas da banda. Músicas como "Santo de Casa" remetem às viagens paisagista-sonoras comuns em trabalhos de bandas como Mogwai e Godspeed You Black Emperor!. Entre percussões e distorções, o Lacertae cria músicas que poderiam ser de um Lenine mais atacado e inspirado.

terça-feira, 14 de dezembro de 2004

Teatro Crowne Plaza - Shows com a banda Lacertae e Pexbaa

Tuesday, December 14, 2004

Show imperdível

Quarta-feira, dia 15 agora, vá ao Teatro Crowne Plaza e não se arrependa. O novo selo Amplitude apresenta suas crias. Shows com a banda Lacertae e Pexbaa, sendo que essa última lança cd. Dizem que, quem gosta de Arrigo Barnabé e Mr. Bungle não pode perder de jeito nenhum. Vai lá!

Infos:

Lacertae + pexbaA
Quarta-feira 15 de dezembro | 21h
Teatro Crowne PLaza
Rua Frei Caneca, 1360 - (11)3253.2244
Ingressos: $15 (estudante paga meia)
Estacionamento no local

mais informações: www.amplitude.art.br

posted by Marcos Diego | 6:41 AM

segunda-feira, 13 de dezembro de 2004

Lacertae lança CD em São Paulo

Lacertae lança CD em São Paulo
Nesta quarta-feira, dia 15, acontece a noite de lançamento do álbum “A volta que o mundo deu”, segundo trabalho do Lacertae. Inicialmente como trio, o Lacertae virou dupla, contando com os lagartenses Deon Costa na guitarra, e Aldemir Tacer...
13/12/2004 - 07:28
Nesta quarta-feira, dia 15, acontece a noite de lançamento do álbum “A volta que o mundo deu”, segundo trabalho do Lacertae. Inicialmente como trio, o Lacertae virou dupla, contando com os lagartenses Deon Costa na guitarra, e Aldemir Tacer na bateria. Entretanto, a perda de um dos componentes não significou diminuição de qualidade.

O duo sergipano Lacertae já foi um quinteto de rock, depois um power-trio, e lançou quase uma dezena de demo-tapes, conquistando elogios de críticos do eixo Rio-São Paulo, nos trabalhos "Fiat Voluntos Tua" e "100km com 1 Sapato". O Lacertae também tocou em festivais Brasil como o Abril Pro Rock (PE), Expo Alternative (RJ), Balaio Brasil (SP), BoomBahia e o Rock-SE. Suas aparições incluem apresentações na MTV e TV Cultura.


O álbum será lançado bem longe das terras sergipanas, no Crowe Plaza, teatro paulista com capacidade para 180 pessoas. O lançamento será na quarta, junto com uma apresentação do artista pexbaA. O ingresso custa R$15,00 (R$ 7,50 meia).


quarta-feira, 24 de novembro de 2004

Cultura Pura o grupo musical sergipano, Lacertae,

Cultura Pura
O grupo musical sergipano, Lacertae, foi a atração principal do programa Metropoles da TV Cultura de São Paulo, na última terça-feira. Só elogios do apresentador para os dois gênios da cultura brasileira.
josearaujo@infonet.com.br
José Araújo é jornalista, correspondente free-lance de O GLOBO e foi diretor de jornalismo dos jornais da Cidade e Correio de Sergipe.

sexta-feira, 12 de novembro de 2004

Lacertae se apresenta dia 13 no Odisséia Rio de Janeiro

-
Lacertae se apresenta dia 13 no Odisséia
12-11-2004 17:11:10
Da Redação


Depois de "Berimbau de Cipó de Imbé" (Independente/2002), o disco que lançou
a música experimentalista e crua do Lacertae no mercado alternativo brasileiro e da experiência de mais de 15 anos de estrada, os "lagartos" se
dedicaram à realização de um novo trabalho, mais próximo da atual realidade da banda e da música contemporânea, apesar de que, os "lagartos" sempre estão anos-luz à frente de tudo o que é feito hoje. Sem perder a essência hendrixiana das guitarras e a fusão bateria/berimbau, que é marca registrada da banda, os "lagartos" estão voltando e, dessa vez, muito mais coloridos.


O segundo disco desse inventivo duo sergipano, "A Volta que o Mundo Deu", será lançado nacionalmente no dia 18 deste mês, no teatro do Sesc Pompéia, em São Paulo. Mas antes disso, a banda passa por Rio de Janeiro, onde toca dia 13 no Festival Loud! que vai rolar no Teatro Odisséia e dias 15 e 16 na Casa Ototoi, em Belo Horizonte, numa festa organizada pelo pessoal da ex-Motor Music.


Confira agenda da banda:


Turnê Lacertae - "A Volta que o Mundo Deu"
13/nov - Rio de Janeiro - Teatro Odisséia - Festival Loud!

15/nov - Belo Horizonte - Casa Ototoi

16/nov - Belo Horizonte - Casa Ototoi

18/nov - São Paulo - Teatro Sesc Pompéia

sexta-feira, 6 de agosto de 2004

O Casamento Suspeitoso - com trilha sonora do Lacertae

O Casamento Suspeitoso
* Na sexta-feira 26 e sábado 27.
06/08/2004 - 18:20
Grupo Oxente de Teatro monta mais uma peça de Ariano Suassuna.
Hoje, sexta-feira 26 e no sábado 27, O Grupo Ôxente de Teatro volta ao palco do Teatro Atheneu com a comédia O Casamento Suspeitoso, após a bem sucedida montagem de O Santo e a Porca, peças do dramaturgo pernambucano Ariano Suassuna.
O Casamento Suspeitoso conta a história de um enlace matrimonial por interesse, onde a noiva, mãe e amante estão envolvido em uma trama para enganar o noivo,  até o plano ser descoberto por amigos do “pretendente”.
O CASAMENTO SUSPEITOSO
Com o Grupo Oxênte de Teatro. Texto: Ariano Suassuna. Música: Patrícia Polayne e Lacertae
* Dias: 26 e 27 (6ª e sáb.)
* Horário: 21 horas
* Local: Teatro Atheneu
* Preço: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)



terça-feira, 20 de abril de 2004