terça-feira, 4 de julho de 2017

Fabio Sampaio e sua diversidade artistica

Fabio Sampaio 




Aqui dispensa apresentações com vocês o artista mais emergente de Sergipe, Fábio Sampaio , o eclético artista visual mantém vários projetos, oficinas e  mostras de artistas no estado.
















Pintor, desenhista e produtor cultural, Fábio Sampaio nasceu na cidade de Santos/SP no dia 29 de outubro de 1971. Autodidata, desde criança sempre esteve envolvido em atividades culturais. Herdou dos pais a veia artística e o gosto pelas artes.

Trabalhos dignos de grande artista


Obras




 


 


Artista visual, Fábio Sampaio (Santos, SP, 1971). Desde 1991, vive em Aracaju, onde realiza sua primeira exposição individual “As Quatro Estações”. Em 2001, representa o Brasil na Bienal de Arte Contemporânea de Florença, Itália, com “Opostos da Primavera”. A partir da década de 1990, realiza inúmeras exposições em galerias e instituições brasileiras. Sua obra é publicada no livro Self Dreams com curadoria de Mário Britto, em 2014, e é citado pelo crítico de arte Paulo Klein (Association Internationale des Critiques d´Art e Associação Brasileira de Críticos de Arte) como revelação no Livro “BRASIL ART SHOW 2008”.

Premiações: 2º lugar Festival de Murais, 1990 (Santos-SP); 1º lugar Salão dos Novos, 1993 (Aracaju-SE); 1º lugar XII Salão Nacional de Arte Contemporânea da Universidade Federal de Sergipe, 1998.

Individuais

2016 Bazar Monalisa, Galeria de Arte J. Inácio (Aracaju-SE)
2013 Retrovisor (retrospectiva), Pinacoteca do Centro de Cultura e Arte, CULTART, da Universidade Federal de Sergipe
2013 (Ré)Invenção da Paisagem Doméstica, Galeria Zé de Dome (Aracaju-SE)
2013 Boa Romaria Faz Quem em Sua Casa Está em Paz, Centro Histórico Mackenzie (São Paulo-SP)
2012 Boa Romaria Faz Quem em Sua Casa Está em Paz, Casa Galeria Loly Demercian (São Paulo-SP)
2012 Separação de Corpos, Campos Galeria de Arte (Campos-RJ)
2008 Transaparências, Galeria Jenner Augusto (Aracaju-SE)
2000 Previsões Para uma Nova Estação, SESC (Aracaju-SE)
1999 As Quatro Estações, Espaço Cultural Yazigi (Aracaju-SE)
1998 Brasil@net, SESC  (Aracaju-SE)

Exposições Coletivas: Palacete Gentil Braga – UFMA (São Luís-MA); Sociedade SEMEAR (Aracaju-SE); Espaço Cultural do STJ (Brasília-DF); Espaço Cultural Parangolé (Brasília-DF); I Salão Cataguases (Cataguases-MG); VIII Bienal Nacional do Recôncavo Baiano; Centro Cultural Dannemann (São Félix-BA); Galeria da Petrobras (Rio de Janeiro-RJ); Galeria L’oiel (São Paulo).



 Painel : Obra F.S

 


Várias obras por todo o Brasil






Exposições e Oficinas ministradas pelo Artista


 


Link: vídeo no YouTube

Anotações de um Roteiro" do artista plástico Fábio Sampaio

https://www.youtube.com/watch?v=WaJ4ifZ0wko&sns=em



 


Artigos

fonte;
http://abca.art.br/n32/04lilianfranca.html


O espírito culpado de Fábio Sampaio.Lilian Cristina Monteiro França – abca/ SE

Fábio Sampaio mudou-se para Aracaju, Sergipe, em 1991 e desde então vem desenvolvendo seu trabalho artístico a partir da leitura dos signos de uma sociedade de consumo, movida pelo desejo de comprar, acumular, ter e mostrar o que possui.
Durante os quarenta anos dedicados à arte, a transformação urbana assumiu um papel importante em sua obra, marcada pela invasão da publicidade, quer na forma de outdoors ou de pequenos cartazes espalhados pelas ruas; pela disseminação da fotografia, hoje amplamente acessível; pela produção gráfica, artística e visual, voltada para dispositivos movéis/portáteis; enfim, pelas novas conexões e sociabilidades.
A mundivisão de Fábio Sampaio recorta elementos da vida portuária santista e aracajuana, mesclada por histórias de vida e pela lógica do ir e vir, compondo um patchwork que atravessa as fronteiras do público e do privado, colocando "na vitrine" o que deveria ficar "no cofre". Santos e Aracaju não são apenas irmãs em sua rotina à beira mar, mas confundem-se no design de um estilo de vida que funde o sagrado e o profano, o sério e o casual, a individualidade a festa.

Fábio viveu o processo de industrialização no Brasil, acompanhando a reorganização dos espaços e dos objetos que os povoam, cada vez mais diversificados e customizados. Para o artista, os símbolos do consumo tornam-se cada vez mais evidentes, seja nas etiquetas colocadas do lado de fora ou nas fotos compartilhadas nas redes sociais, indicando uma reconfiguração de valores que nos lança no vórtex da incerteza, da hiperinformação, do "always on".


Fábio Sampaio classifica a sua obra como "pós grafite", ou seja, a linguagem do grafite retrabalhada em outras superfícies, como a tela, incorporando princípios da colagem e técnicas derivadas da própria Pop Art. A colagem, aliás, subjaz ao seu modus operandi, sugerindo haver uma sobreposição de ideias que posteriormente são plasmadas na superfície. Seu trabalho cria um contracampo, um "extra tela", um locus só existente na mente de quem olha e completa o quadro com as suas próprias memórias.
Resultado da junção de motivos que deram origem às exposições "Duas cidades" e "Desenhos líquidos", a exposição "(Ré)Invenção da paisagem doméstica" deixa o espaço de exibição para tornar-se um livro. Esse movimento se coaduna com a questão de uma modernidade líquida, como propõe Zygmunt Bauman, afinal "Tudo o que é sólido desmancha no ar" (como afirmou Marx e retomou Marshall Berman, em obra de título homólogo), e o líquido pode melhor moldar-se ao suporte que o contém.
"Ré" significa tanto a parte de trás do navio quanto a ré em uma acusação, derivada do latim rea, que significa "espírito culpado", e como anuncia o próprio artista, suas obras tratam justamente daquilo que lhe foi proibido, em diferentes níveis, daí a necessidade de expiar todas as culpas e resolver na arte o que nem sempre se resolve na vida, redimensionando o hoje à luz do passado, juntando o que não é óbvio e recodificando o dia a dia.



Fábio Sampaio - Pitty um índio exuberante com uma ideia colorida, brilhante e estonteante 
Técnica: acrílica sobre tela. Dimensões: 85x40 cm. Ano: 2014.



Fábio Sampaio - "Título: Desenhos líquidos. Técnica: Tinta acrílica, tecido, impressos, adesivo vinil e plástico sobre MDF. Dimensões: 50x50 cm. Ano 2014






Nenhum comentário: