quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

Lacertae lança "A Volta que o Mundo Deu"

Lacertae lança "A Volta que o Mundo Deu"
Data: 17/02/2005

Além da Lacertae, mais duas bandas animaram o evento, a recém-formada Aneurisma, da cidade de Lagarto e a conterrânea (crioulense) Zanimais, formada há um ano e é uma das crias de Deon e Tacer. Marcelo Zani, guitarrista e vocalista da banda, disse que a emoção de tocar com a Lacertae é muito grande. "Afinal somos influenciados pela Lacertae, somos uma banda de rock que, como eles, também misturamos ritmos", declara. Já o guitarrista da Aneurisma, Junior , não esconde a ansiedade de estar no mesmo palco, abrindo o show de lançamento do CD da Lacertae. "Para mim é uma grande responsabilidade, afinal eles são músicos que já tocaram em várias partes do país e a gente está apenas começando, sem saber quase nada, tentando buscar um lugar ao sol", conclui.

Mais maduros, Deon e Tacer voltam às origens não mais na forma primitiva de lagartos que arrastam as barrigas no chão, onde contemplavam a natureza sobre as rochas do rio Piauí, mas para prestigiarem o povo que nunca os viram tocar. "Apesar dos 15 anos de estrada, dos quais oito como duo, a gente nunca tocou no Crioulo, aqui a gente só ensaiava. O Crioulo's Music foi a oportunidade de mostrar nosso trabalho para eles e uma forma de agradecer, pois foi aqui que começamos nossa história", declara Deon, vocalista e guitarrista.

Para eles, voltar ao Crioulo, é voltar à simplicidade; "Nós somos simples também", revelam, e é nesse clima bucólico, da lua sobre a serra, que os roqueiros buscam inspiração. "O Crioulo é motivo constante de inspiração, é fome, é música, é vida, é tudo pra gente. Lacertae e Crioulo se confundem", concluem. Na verdade, a banda procura muito mais que uma bela paisagem no Campo do Crioulo, eles procuram suas raízes, que influenciam diretamente no seu trabalho, a exemplo da Zabumba, uma tradição nos reisados e festas religiosas de Lagarto, que resgataram no 1º CD.

Em A Volta que o Mundo Deu, a Lacertae mais uma vez bebe da fonte que a terra natal oferece, dessa vez a banda recorreu a Sílvio Romero e gravou, na voz de Lira Paes, o Lirinha do Cordel do Fogo Encantado, a faixa-conto Amiga Folhagem do ilustre lagartense. O encontro entre eles foi bastante inusitado e uma grande coincidência, pois Lirinha estava em São Paulo, perto do estúdio onde o CD da banda foi mixado.

O encontro, segundo Tacer, aconteceu por causa de Guinha, o profissional que mixou o CD e que já trabalhou com a Nação Zumbi. Ele disse a Lira Paes que a Lacertae estava no estúdio. "Ele foi pedir um microfone, algo assim para Lirinha e disse que eu sempre quis conhecê-lo e pra minha surpresa a recíproca foi verdadeira. Nos encontramos e sugeri que ele gravasse a faixa Amiga Folhagem, conto de Sílvio Romero. Ele achou a idéia ousada e ficou muito agitado, aí topou gravar pra gente. Estamos inclusive devendo o CD pra ele", contou Tacer, bateria e berimbau da banda.

"Começar no lugar onde nascemos é sempre uma grande força. Esperamos que o público de Sergipe receba bem o nosso segundo trabalho, como o pessoal do Crioulo e do Sudeste recebeu, pois esperamos sempre positividade e convites para tocar, claro!", brincam.


Confira o jornal
completo nas bancas!